Trajetória

  • Quais seus feitos?

    Co-idealizadora e organizadora do @femtecba, Festival Baiano de Mulheres na Tecnologia, um evento imersivo com duração de 8h para dialogar trocar sobre Carreira em Tecnologia e Mercado Profissional que reuniu cerca de 200 mulheres de diversas cidades da Bahia. O evento contou com 3 caravanas e uma rede com cerca de 20 patrocinadores, apoiadores e parceiros.

    Organizadora e gestora do 1º Django Girls de Feira de Santana - BA, um workshop gratuito para meninas e mulheres aprenderem a programar em Python. O evento contou com o apoio de empresas patrocinadoras e coletivos para viabilizar alimentação gratuita durante o evento para as pessoas participantes.

    Qualidade, afeto, empatia e construção de experiências agradáveis sempre fazem parte da entrega de eventos colaborados por Andressa Borges.

    Monitora do Rails Girls Salvador - BA, workshop gratuito para ajudar mulheres de diversas áreas a terem sua primeira experiência em programação, desenvolvimento uma página web. E organizadora do 1º Python Day de Feira de Santana - BA

    Líder de comunidade e gestão de eventos e conteúdo na @programada.io liderando diversas atividades com foco em aproximar e manter mulheres na tecnologia, difundindo o conhecimento de ferramentas tecnológicas. Algumas das atividades desenvolvidas: minicurso de Excel, oficina de Ferramentas do Google para professoras da UEFS, oficina de Programação e Eletrônica básica com Arduino. Também foi parceira do movimento WIE - Woman in Engineering da UEFS.

  • Para além da tecnologia...

    Co-idealizadora e participante do SAL & LUZ, projeto social com foco em entrega de alimentos, agasalhos e roupas para pessoas em situação de rua e voluntária do Natal Dezordeiro, com foco em entregas de brinquedos e alimentos para crianças em vulnerabilidade social nas periferias e favelas da Bahia.

    Idealizadora e professora do Cálculo Periférico, um projeto desenvolvido durante a pandemia do COVID - 19 e que permance até o momento atual, com aulas gratuitas de reforço escolar em Matemática para estudantes periféricos de colégio público. Este projeto tem tido excelentes resultados espalhando conhecimento, brilho nos olhos e bom rendimento escolar aos estudantes participantes.

  • Sobre lutas e outras atividades

    Vem lutando desde 2015 contra o racismo e machismo tecnologia. Sempre levando o conhecimento acadêmico para além dos muros da universidade. Ambiente que considera, ainda, e infelizmente, muito classicista.

    Na universidade esteve atuando na liderança do Diretório Acadêmico em defesa do direito dos estudantes e também participou de grupos de afinidade em eletrônica e robótica como IEEE, RAS e atividades em Iniciação Científica.

    Foi membro da Empresa Júnior de Engenharia de Computação da UEFS e também foi ministrante de minicursos em eventos no Senai Dendezeiros, Senai FSA e IFBA.

    Ex-membro do GDG - FSA, grupo voluntário de desenvolvedores do Google de Feira de Santana, atuando na propagação de conhecimento técnico em programação para estudantes acadêmicos de diversos níveis.

    Desenvolveu ações junto a Campus Party Brasil como voluntária e entusiasta de comunidades nas cidades de São Paulo - SP e Salvador - BA.

    Atualmente, atua na rede Pretalab em busca da construção de uma realidade em tecnologia pautada em pluralidade e construída por mulheres negras.

  • Origem e infância...

    Nascida e criada - com muito orgulho - em periferia na cidade de Feira de Santana - Bahia, filha de uma mãe professora e pedagoga e pai empreendor e irmã de duas pessoas maravilhosas e um primo-irmão incrível.

    Émylle Andressa Borges de Lima tem a veia educacional e empreendora desde a infância. Já trabalhou vendendo balas, sorvetes e frutas na feira. E por um determinado tempo, essa era sua renda complementar para conseguir pagar a passagem escolar na adolescência.

    Sempre com um olhar atento em questões de desigualdade e opressões e com objetivos focados em expansão de consciência social. Sua principal missão é utilizar a tecnologia e educação como ferramentas de transformação social para criar a realidade que deseja viver.

Voltar para página inicial.
Patterns Andressa Borges